Profa. Mariana A. Costa
(La Guerre Du Feu)
Gênero: Aventura
Duração: 97 minutos
Lançamento: 1981
País: França; Canadá.
Classificação etária: 14 anos
–
FICHA TÉCNICA
Direção: Jean-Jacques Annaud
Roteiro: Gérard Brach
Produção: Michael Gruskoff, Denis Heroux, John Kemeny
Fotografia: Claude Agostini
Trilha sonora: Philippe Sarde
–
ELENCO
Everett McGill
Rae Dayn Chong
Ron Perlman
SINOPSE
No contexto da pré-história, tendo como eixo a descoberta do fogo, o filme mostra a saga de uma tribo e seu líder, Naoh, que tenta recuperar o precioso fogo recém-descoberto e já roubado. Através dos pântanos e da neve, Naoh encontra três outras tribos, cada uma num estágio diferente de evolução, caminhando para a atual civilização em que vivemos.
TEMA
Pré-história; Descoberta do fogo;
CURIOSIDADES
– Baseado no livro de J. H. Rosny, o projeto do filme levou quatro anos para ser concluído, três somente para pesquisas e um para as filmagens, realizadas na Escócia, Quênia e Canadá. – A história ambientada há 80 mil anos, é uma mistura de ficção científica e aventura, mas sem utilizar palavras, apenas grunhidos, música e imagens.
– Os sons guturais e a linguagem embrionária de A Guerra do Fogo são criações do escritor Anthony Burgess, de Laranja Mecânica.
– A expressão corporal e os gestos foram criados por Desmond Morris, de O Macaco Nu.
– O filme recebeu o Oscar de maquiagem, criada por Christopher Tucker e dois prêmios César, de Melhor Filme e Direção (1981).
–
1) Debata com os alunos os principais pontos levantados e a seguir peça para que elaborem uma produção textual contendo:
a) o resumo do filme, com comentários sobre as principais personagens, descrevendo suas principais características;
b) a descrição de uma cena que mais tenha impressionado;
2) Peça para os alunos pesquisarem o significado do conceito Pré-história, que períodos compreende e como podem ser caracterizados.
3) Trabalho com imagens.
A crença de que os humanos conviveram com os dinossauros povoa o imaginário de nossos alunos. E, essa idéia é reforçada pelas produções televisivas, cinematográficas etc.
Pessoas e dinossauros nunca conviveram, mais ou menos cinquenta e três milhões de anos os separam. Sendo assim, peça para os alunos comentarem como pode ser entendida a convivência entre seres humanos e animais pré-históricos apresentada em desenhos animados e filmes?
– Os Flintstones foi uma famosa série televisiva dos anos 60.
– Piteco é uma personagem de histórias em quadrinhos criada nos anos 60.
– Charge do sec. XXI que explora o tema
– Nas imagens acima, aparecem diversas representações da Pré-história, no entanto, os homens ali retratados aparecem com valores do nosso tempo.
a) Peça para que apontem quais são os elementos típicos de nossa época que aparecem nas imagens.
b) Problematize essas imagens com os alunos e deixe-os perceber as diferenças e semelhanças entre essas imagens e as representações feitas no filme.
Gostei do site tem, tudo q vc prescisa