Profª Cintia M. S. Palma
Gênero: Drama
Duração: 170 min. / cor
Lançamento: 1993
País: Bélgica, Itália, França
FICHA TÉCNICA
Direção: Claude Berri
.
ELENCO
Gérard Depardieu
Renaud Danner
Miou-Miou
Jean Carmet
Judith Henry
Jean-Roger Milo
Laurent Terzieff
Jean-Pierre Bisson
Bernard Fresson
Jacques Dacqmine
Anny Duperey
SINOPSE
Baseado na obra de Émile Zola, Germinal retrata o processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século 19 na França em relação à exploração de seus patrões.
TEMA
Revolução industrial; Burguesia X Proletariado; Primeiros movimentos grevistas em fins do século XIX; Socialismo;
CURIOSIDADES
– Émile Zola, nascido em 2 de abril de 1840 e falecido em 29 de setembro de 1902, foi um consagrado escritor francês, considerado criador e representante mais expressivo da escola literária naturalista além uma importante figura na liberalização política da França.
– Para compor Germinal, Émile Zola passou dois meses trabalhando como mineiro na extração de carvão. Viveu com os mineiros, comeu e bebeu nas mesmas tavernas para se familiarizar com o meio. Sentiu na carne o trabalho sacrificado, a dificuldade em empurrar um vagonete cheio de carvão, o problema do calor e a umidade dentro da mina, o trabalho insano que era necessário para escavar o carvão, a promiscuidade das moradias, o baixo salário e a fome.
.
MACHADO, João Luís de Almeida. Germinal: Trabalhadores despertos. Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=54
LIMA, Waldemberg Oliveira de. Germinal: exploração, consciência e luta. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/2544/21/Germinal-Exploracao-Consciencia-e-Luta/pagina1.html