Gênero: Drama
Direção: Bertrand Tavernier
País: França
Ano de produção: 1999
Duração: 117 min.
Classificação etária: 12 anos
Elenco
Philippe Torreton (Daniel Lefebvre)
Maria Pitarresi (Valeria)
Nadia Kaci (Samia Damouni)
Véronique Ataly (Mrs. Lienard)
Nathalie Bécue (Cathy)
SINOPSE
O filme apresenta a história de Daniel Lefebvre, professor e diretor de uma escola pública da pequena cidade de Hernaing, na França, em 1998. A cidade sofre com o fechamento das minas de carvão e enfrenta uma taxa alarmante de 34% de desemprego. Os professores são aconselhados a não se envolver com os problemas crônicos da comunidade, mas é impossível para Daniel permanecer imune à miséria, à falta de assistentes sociais, à indiferença do governo e aos sérios problemas domésticos que suas crianças enfrentam. Quando Tudo Começa traz muito mais do que uma denúncia, conclama à ação. A indignação do professor Daniel se apresenta como um vigoroso protesto contra as políticas sociais implantadas na França, em plena vigência do “neoliberalismo”.
TEMA
Educação;
Curiosidades
– O diretor de Quando Tudo Começa, Bertrand Tavernier (1941), faz parte da leva de cineastas europeus comprometidos em realizar filmes políticos e sociais, que denuncia com sensibilidade e estimula a reflexão sobre os problemas impostos pelo sistema capitalista na atualidade.
– No filme, o diretor focaliza os efeitos das chamadas políticas neoliberais implantadas na Europa a partir da década de 1980 sobre a população pobre que frequenta a escola daquela cidade francesa.
– O filme foi eleito o melhor na votação do público no Festival de San Sebastian de 1999.
Referências
PAIXÃO, Léa Pinheiro. Quando tudo começa. In: TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro e LOPES, José de Souza Miguel (orgs). A escola vai ao cinema. Minas Gerais: Autêntica Editora, 2003
http://www.cecac.org.br/MATERIAS/quando_tudo_comeca-filme-2009_abril-1.htm
Quando tudo começa é uma obra maravilhosa adorei.
Amei entrar nesse blog, é tudo de bom.
Bernadete Tadeu Costa
Fiquei emocionada ao ver este filme!
São enúmeros os desafios de um gestor educacional, mas quando se ama o que faz, conseguimos ultrapassar obstáculos.
PRECISO DE SUGESTÕES DE FILMES PARA TRABALHAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS COORDENADORES.
Boa Tarde Não consegui achar o Filme. A onde posso encontrar?