Profa. Cintia M. S. Palma
Alunas do curso de Pedagogia da UNIESP-FAD (1o. semestre de 2/2012)
Gênero: Ficção Científica
Duração: 108 min.
País: 1985
País: USA
FICHA TÉCNICA
Diretor: Wolfgang Petersen
Roteiro: Barry Longyear, Edward Khmara
Produção: Stephen J. Friedman
Música: Maurice Jarre
Fotografia: Tony Imi
ELENCO
Dennis Quaid (Willis Davidge)
Louis Gossett Jr. (Jeriba Shigan / Jerry)
Brion James (Stubbs)
Richard Marcus (Arnold)
Carolyn McCormick (Morse)
Bumper Robinson (Zammis)
Jim Mapp (velho Drac)
Lance Kerwin (Joey Wooster)
Scott Kraft (Jonathan)
Lou Michaels (Wilson)
Andy Geer (Bates)
Henry Stolow (Cates)
Herb Andress (Hopper)
SINOPSE
Nesta excelente aventura da ficção científica, dois guerreiros envolvidos em uma selvagem guerra futurística entre a Terra e o planeta Dracon são abatidos e fazem aterrissagens forçadas em um planeta desolado e inóspito. A princípio, o humano (Dennis Quaid) e seu inimigo, um réptil alienígena (Louis Gosset, Jr.) estão determinados a destruirem-se mutuamente. Mas após terem que enfrentar as forças da natureza e um ao outro, os dois pilotos perdidos gradualmente percebem que a única maneira de manterem-se vivos é superando o ódio mortal.
TEMA
Antropologia; Eu e o Outro; Os 4 pilares da Educação.
PRÊMIOS
Festival de Cinema Fantástico de Avoriaz
Prêmio C.S.T.: 1986
Prêmio Antennae II: 1986
ATIVIDADES SUGERIDAS
1) Observe atentamente as imagens.
A partir de algumas cenas do filme, como a caça ao pequeno animal com carapaça, a construção da cabana, a aprendizagem da língua de Jerry e a própria alimentação, discuta os dois primeiros pilares da educação de de Jacques Delors* (Aprender a Conhecer e Aprender a Fazer).
2) É diante de uma necessidade, que nós nos abrimos para novas experiências.
a) Mediante essa afirmação, indique o que foi necessário Davidge aprender para sobreviver em um espaço totalmente desconhecido?
b) Qual a relação que poderíamos fazer do mundo de hoje com o retratado no filme?
3) O filme é muito profícuo para debater a questão do “Eu” e do “Outro”, uma das premissas básicas da Antropologia.
a) Pesquise e conceitue: Alteridade
b) Delors afirma: “Aprender a viver juntos desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências – realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos – no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz”. A partir da cena abaixo, discuta o 3º pilar da educação, “Aprender a viver juntos”.
4) Delors afirma: “Passando à descoberta do outro, necessariamente, pela descoberta de si mesmo, e por dar à criança e ao adolescente uma visão ajustada do mundo, a educação, seja ela dada pela família, pela comunidade ou pela a escola, deve antes de mais ajudá-los a descobrir a si mesmos.”
– O autor nos faz refletir:
a) Ao “descobrir” o outro eu aprendo algo para a construção da minha vida? Justifique com base no filme.
b) Qual o papel da educação nesse processo?
c) De que maneira a educação hoje tem preparado nossas crianças e adolescentes para construir seus próprios valores e juízos? Relacione com a cena do filme retrata abaixo.
d) Podemos viver sozinhos, sem precisar uns dos outros?
5) “A Comissão [Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors] reafirmou, energicamente, um princípio fundamental: a educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa – espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade”.
De acordo com Jacques Delors, o último pilar da educação enaltece o desenvolvimento completo do homem, que deve “Aprender a Ser”.
– Elabore uma crítica ao filme “Inimigo Meu” a partir dos quatro pilares para a educação no século XXI.
* As questões acima sugeridas foram elaboradas em sala de aula, a partir do debate sobre os Quatro Pilares da Educação na disciplina de Didática.
Ler: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors. O Relatório está publicado em forma de livro no Brasil, com o título Educação: Um Tesouro a Descobrir (UNESCO, MEC, Cortez Editora, São Paulo, 1999).
OUTRAS IMAGENS:
AMOOOOOOO rever este filme.