CINEMA & EDUCAÇÃO

Dedicado a professores, alunos e amantes da 7ª Arte…

Dr. FANTÁSTICO

DR. FANTÁSTICO  (Dr. Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gênero: Comédia

Duração: 93 min

Lançamento: 1964

País: Reino Unido

Classificação etária: 14 anos


FICHA TÉCNICA

Direção: Stanley Kubrick

Roteiro: Stanley Kubrick, Terry Southern e Peter George, baseado em livro de Peter George

Produção: Stanley Kubrick

Fotografia: Gilbert Taylor

Música: Laurie Johnson

Edição: Anthony Harvey

Direção de arte: Peter Murton

Estúdio: Hawk Films

Distribuidora: Columbia Pictures

 

ELENCO

George C. Scott (General “Buck” Turgidson)

Peter Sellers (Capitão Lionel Mandrake / Presidente Merkin Muffley / Dr. Fantástico)

Sterling Hayden (Brigadeiro Jack D. Ripper)

Keenan Wynn (Coronel “Bat” Guano)

Slim Pickens (Major T.J. “King” Kong)

Peter Bull (Embaixador Alexi de Sadesky)

James Earl Jones (Tenente Lothar Zogg)

Tracy Reed (Srta. Scott)

Jack Creley (Sr. Staines)

Frank Berry (Tenente H.R. Dietrich)

Robert O’Neil (Randolph)

Glenn Beck (Tenente W.D. Kivel)

Roy Stephens (Frank)

Shane Rimmer (Capitão G.A. “Ace” Owens)

 

 

 

SINOPSE

Um general completamente insano, Jack Ripper, ameaça, durante uma reunião entre nações, neutralizar a U.R.S.S. com bombas nucleares, o que poderia gerar um Holocausto fulminante na Terra. Todos os outros membros fazem de tudo para evitar. Entre eles está o ator Peter Sellers, que retrata três das pessoas que podem impedir a tragédia: o Capitão britânico Mandrake, o presidente norte-americano Merkin Muffley e o alemão bêbado Dr. Fantástico.

 

TEMA

Guerra Fria; Bomba atômica;

 

CURIOSIDADES

– O título que Dr. Fantástico recebeu inicialmente no Brasil é nada mais do que a simples tradução do título original do filme:Dr. Fantástico Ou Como Aprendi a Parar de Me Preocupar e Amar a Bomba.

– Com o tempo, porém, tal título nacional foi abreviado para Dr. Fantástico.

– Dr. Fantástico é baseado no livro “Alerta Vermelho”, escrito pelo ex-tenente da Força Aérea Britânica Peter George, que lançou o livro sob o pseudônimo de Peter Bryant em 1958. Porém, Kubrick só conheceu o livro em 1961 em uma visita ao Instituto de Estudos Estratégicos de Londres, quando comprou os direitos para sua adaptação para o cinema.

– No livro de Peter George o qual Dr. Fantástico foi baseado as duas bombas H eram chamadas de “Hi There!” e “Lolita”. Por coincidência, o diretor Stanley Kubrick havia dirigido justamente Lolita dois anos antes de rodar Dr. Fantástico.

– Dr. Fantástico foi filmado nos estúdios Shepperton, em Londres, especificamente para acomodar Peter Sellers, que precisava estar na Inglaterra para dar andamento ao seu processo de divórcio.

– O ator Peter Sellers inicialmente faria não três mas quatro personagens em

Dr. Fantástico. Ele apenas não interpretou também o personagem Major T.J. “King” Kong devido ao grande esforço físico que o papel lhe exigia e pelo fato de Sellers ter quebrado o tornozelo após terminar a filmagem dos outros três papéis.

– O ator George C. Scott declarou certa vez que a performance sua em um filme que mais lhe agradou foi justamente a que teve em Dr. Fantástico.

– Ao longo do filme há várias referências de que os acontecimentos do filme ocorrem em 1963. Na verdade Dr. Fantástico seria lançado nos cinemas americanos em dezembro deste ano, mas sua estréia terminou sendo adiada para o ano seguinte devido à proximidade com o assassinato do presidente americano John F. Kennedy, que ocorreu em 22 de novembro de 1963.

– Dr. Fantástico é a estréia nos cinemas do ator James Earl Jones.

 

 

ATIVIDADES SUGERIDAS


Por Mariana A. Costa

 

1) Antes da exibição do filme, peça para os alunos pesquisarem o significado do termo Guerra fria.

 

2) Peça para que façam um resumo do texto apontando as principais características das personagens e escolhendo a cena que mais impressionou.

 

3) Após debaterem o filme, peça para os alunos observarem a tirinha abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

a) A tirinha acima foi produzida no contexto da Guerra Fria, assim como o filme. Peça para os alunos relacionarem os dois documentos, produzindo um texto explicando a relação entre o poderio atômico desenvolvido, a Guerra Fria e a mentalidade da época.

 

3) Durante a Guerra Fria, as duas potências mundiais (EUA e URSS) envolviam-se em conflitos indiretos, numa forma de demonstração de poder e de expansão dos ideais opostos.

a) Utilize um mapa para mostrar as principais áreas de influências das superpotências.

b) divida a classe em grupos solicitando que pesquisem sobre alguns destes conflitos indiretos (Guerra da Coréia, Guerra do Vietnã, Invasão do Afeganistão, Revolução Cubana, Revolução Chinesa etc.)

 

4) No filme, o Dr. Fantástico fala sobre a seleção dos “melhores exemplares da espécie” para se protegerem dos efeitos da radiação.

Retome alguns conceitos das aulas de 2ª Guerra Mundial como as ideias Eugenistas dos Nazistas e peça para os alunos desenvolverem um texto relacionando o filme com o Holocausto. Como o diretor Stanley Kubrick aproxima os efeitos da 2ª Guerra Mundial e os da Guerra Fria?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: