(Hotel Rwanda)
Gênero: Drama
Duração: 121 min
Lançamento: 2004
País: Itália, África do Sul, EUA
FICHA TÉCNICA
Direção: Terry George
Roteiro: Keir Pearson e Terry George
Produção: Terry George e A. Kitman Ho
Música: Rupert Gregson-Williams, Andrea Guerra e Martin Russell
Fotografia: Vincent G. Cox e Robert Fraisse
Direção de arte: Emma MacDevitt
Figurino: Ruy Filipe
Edição: Naomi Geraghty
Efeitos especiais: Baseblack / Capital FX
Estúdio: United Artists / Lions Gate Films Inc. / Kigali Releasing Limited / Inside Track Films / Mikado Film S.r.l. / Industrial Development Corporation of South Africa / Miracle Pictures
Distribuidora: United Artists / Lions Gate Films Inc. / Imagem Filmes
.
ELENCO
Don Cheadle (Paul Rusesabagina)
Nick Nolte (Coronel Oliver)
Sophie Okonedo (Tatiana Rusesabagina)
Joaquin Phoenix (Jack Daglish)
Jean Reno (Sr. Tillens)
SINOPSE
Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.
.
TEMA
Genocídio em Ruanda; Tutsis X Hutus; Intervenção da ONU no continente africano; África contemporânea;
CURIOSIDADES
– O diretor Terry George tinha o ator Don Cheadle em mente para protagonizar
Hotel Ruanda desde o começo de seu envolvimento no projeto. Vários estúdios chegaram a se interessar em produzir o filme desde que ele fosse estrelado por um ator mais conhecido, como Denzel Washington, Wesley Snipes, Mekhi Phifer e Will Smith, mas o diretor preferiu rodá-lo de forma independente e manter Cheadle no papel.
– O personagem de Nick Nolte foi parcialmente inspirado no general Roméo Dallaire, o oficial canadense que comandou as Forças de Paz das Nações Unidas durante o genocídio ocorrido em Ruanda.
– A 1ª versão do roteiro levou um ano para ser escrita. Durante este processo um dos roteiristas ligou para a embaixada de Ruanda em Washington, para solicitar informações sobre o caso. A mulher que o atendeu ao telefone era justamente um dos sobreviventes do caso retratado no filme.
– Os verdadeiros Paul e Tatiana Rusesabagina retornaram a Ruanda, juntamente com o diretor Terry George, para que pudessem realizar pesquisas para o filme. O trio foi recebido por várias pessoas da população local no aeroporto.