COMO USAR O CINEMA NA SALA DE AULA
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. 4.ed. São Paulo: Contexto, 2008.
Em Como usar o cinema na sala de aula, Marcos Napolitano debate a relação do cinema com a escola, enfatizando a linguagem e a história do cinema e prescrevendo alguns procedimentos e estratégias para o uso do cinema na sala de aula.
O autor questiona como o cinema, mesmo tendo sido pensado como linguagem educativa, “[…] não tem sido utilizado com a frequência e o enfoque desejáveis […]” e afirma que, em grande parte das experiências relatadas, “[…] ainda se prendem ao conteúdo das histórias, às “fábulas” em si, e não discute os outros aspectos que compõem a experiência do cinema”.
A obra também indica uma série de bibliografias divididas de forma a organizar a leitura sobre o tema, assim como um pequeno glossário de temas cinematográficos.
CINEMA & EDUCAÇÃO
DUARTE, Rosália. Cinema & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
Em Cinema & Educação, Duarte (2002) afirma que todo indivíduo, ao entrar em contato com o cinema, desenvolve o que Pierre Bourdieu chamou de “competência para ver”, ou seja, analisar, compreender e admirar qualquer história transmitida em linguagem cinematográfica. Para ela, “[…] analisar filmes ajuda professores e estudantes a compreender (apreciar e, sobretudo respeitar) a forma como diferentes povos educam/formam as gerações mais novas” (p. 106). Ela destaca também a importância do cinema como forma de socialização dos indivíduos em instâncias culturais diferentes para a produção de saberes e identidades para definir a forma como o indivíduo vê o mundo.
A ESCOLA VAI AO CINEMA
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LOPES, José de Souza Miguel (Org.). A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
A escola vai ao cinema organizada pelos professores Inês Assunção de Castro Teixeira e José de Souza Miguel Lopes traz análises de educadores em relação a filmes que tratam de temas educacionais. São analisados 13 filmes, e no final da obra, há uma sugestão de atividades a serem desenvolvidas a partir dos filmes e dos textos. Para os autores, “[…] tal como a palavra escrita, a imagem precisa ser decifrada e compreendida, para dela melhor se retirar toda mensagem, para melhor usufruirmos seu prazer […]. (p.14) Por isso é necessário “exercitar os professores”, assim como estudantes, no seu manuseio, e para isso a escola é definitivamente o local de partida mais indicado.
CINEMA E EDUCAÇÃO
SILVA, Roseli Pereira. Cinema e Educação. São Paulo: Cortez, 2007.
Em Cinema e Educação, Roseli Pereira Silva propõe uma “educação em valores” usando como meio o cinema. Para ela o mundo encontra-se ameaçado por um “analfabetismo ético” onde o ser, o essencial, vem sendo deixado de lado. O uso do cinema na escola contribui com a promoção de reflexões sobre valores, afetividade e sentimentos.
A autora defende o uso de filmes dramáticos em sala de aula, argumentando que o grande potencial desses filmes é o impacto que causa, ampliando a possibilidade de escuta, questionamento e reflexão do aluno.
CINEDUCAÇÃO: USANDO O CINEMA NA SALA DE AULA
MODRO, Nielson Ribeiro. Cineducação: usando o cinema na sala de aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2005.
A obra Cineducação: usando o cinema na sala de aula, de Nielson Ribeiro Modro publicada em 2005 traz a análise de 39 filmes que podem ser utilizados em sala de aula com finalidade didática, para “explicitar ou complementar algum assunto que porventura viesse a ser trabalhado com os alunos.” (MODRO, p. 9) A obra foi um dos desdobramentos de um projeto nascido em 2003 na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) durante as aulas da disciplina Literatura e Cinema (eletiva). Para o autor, ao se trabalhar com filmes os objetivos devem “ser bem claros, e sempre voltados para a apresentação ou complementação de conteúdos.” (Ibidem, p. 13)
Na esteira do sucesso do primeiro volume, foi publicado em 2006 o segundo volume Cineducação 2: usando o cinema na sala de aula, agora com 51 filmes analisados.
MODRO, Nielson Ribeiro. Cineducação 2: usando o cinema na sala de aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2006.
A obra Cineducação 2: usando o cinema na sala de aula, encontra-se disponível em PDF no site http://www.modro.com.br/cinema/
Mari, mesmo em construção, o blog está legal.
Parabéns… Bjs a todos
Prezada
Estou tentando fazer meu TCC do Curso de Letras abordando a utilização do cinema no incentivo de leitura dos livros clássicos de literatura brasileira e universal.
Vocês teriam algum livro para me indicar para que possa fundamentar meu trabalho??
Aqui na biblioteca da Universidade não dispomos de nada nesse sentido .. estou meio perdida …
Boa tarde.
Otimas dicas adorei.