Profa. Mariana A. Costa
(Undergangens Arkiektur)
Gênero: Documentário
Duração: 121 minutos
Lançamento: 1989
País: Alemanha
Narração: Bruno Ganz
Classificação etária: 14 anos
FICHA TÉCNICA
Direção, produção, roteiro e edição: Peter Cohen
Fotografia: Mikael Cohen, Gerhard Fromm, Peter Ostlund
Trilha sonora: Hector Berlioz
SINOPSE
Consagrado internacionalmente como um dos melhores estudos já feitos sobre o nazismo no cinema, esse documentário traça a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em tornar-se artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arquitetônicas. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que por sua vez teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha.
TEMA
Nazismo; 2ª Guerra Mundial;
CURIOSIDADE
Adolf Hitler era um grande apreciador do cinema e de suas possibilidades. Tanto que contratou a cineasta alemã Leni Riefenstahl para realizar filmes de propaganda sobre o III Reich. Leni acabou realizando, entre outros, um clássico do documentário mundial, O Triunfo da Vontade (1935), onde mostrava convenção anual do partido nazista em Nuremberg.
1 – Apresente aos alunos uma reprodução da tela Guernica (tela cubista de Pablo Picasso de 1937) e faça com eles a “leitura” e a interpretação da obra.
2 – A seguir, exiba os trechos sugeridos do filme, pedindo aos alunos que fiquem atentos à comparação entre as duas visões de mundo representadas por ambas as correntes artísticas. É importante questionar aos alunos:
– Como são as obras ditas degeneradas?
– Qual foi a relação feita pelos nazistas entre esta corrente artística e a sociedade em que viviam?
– E as obras da “Grande Exposição de Arte Alemã”, como são?
– Qual foi a relação estabelecida pelo nazismo entre esta corrente com a sociedade que desejavam alcançar (ordem, limpeza e perfeição)?
3 – Peça aos alunos que registre suas impressões no caderno respondendo à questão: quais são as diferenças entre Guernica e as obras da “Grande Exposição”?
4 – Solicite aos alunos que leiam em seu livro didático o texto sobre o período entreguerras e converse com eles, relatando alguns dos fatores que levaram à Segunda Guerra Mundial, sobre seu desenvolvimento e sobre o Holocausto. A seguir, peça para eles produzirem um texto onde exponham sua opinião sobre a Segunda Guerra Mundial, o Holocausto, o papel da arte alemã do período e de obras como a de Picasso nesse contexto.
SÃO PAULO (ESTADO) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Caderno de cinema do professor: Um. São Paulo: FDE, 2009. (Pp. 23-27)
O filme simboliza a propaganda de Hitler para manipular o povo alemão durante o período da Segunda Guerra.
O ditador alemão, durante sua conquista pela Europa, se mostra como um grande apreciador de obras de arte e, inclusive, nesse interím, tratou de confiscar obras de arte por onde o Exército alemão passou. Várias delas encontram-se ainda na Alemanha.
Arquitetura da Destruição retrata também a visão de Hitler com relação às minorias, muitas delas sofrendo ataques do Exército nazista e sendo exterminadas (judeus, ciganos, homossexuais, portadores de deficiência física e mental etc.). O filme explicita que, para Hitler, deveria existir uma “seleção” da sociedade, sendo Berlim o grande “berço” do mundo.
Ótimo filme para trabalhar Nazismo!!!
Até a próxima!
Fábio Antonio Barreto (História – UMC)