Profa. Ms. Cintia M. S. Palma
(Triumph des Willens)
Gênero: Documentário/Guerra
Duração: 114 minutos
Lançamento: 1935
País: Alemanha
Classificação etária: livre
FICHA TÉCNICA
Direção, Produção e Montagem: Leni Riefenstahl
Roteiro: Leni Riefenstahl, Walter Ruttmann
Companhia Produtora: Partido Nacional Socialista Alemão (NSDAP)
ELENCO
Adolf Hitler
Josef Goebbels
Sepp Dietrich
Rudolf Hess
SINOPSE
Trata-se de um documentário impressionante acerca do congresso Nacional-Socialista alemão de 1934, dirigido por Leni Riefenstahl. No início, um bimotor desce dos céus, Adolf Hitler sai sorridente e é ovacionado pela multidão. Tudo é gigantesco: são paradas, desfiles monumentais e discursos para um público em total catarse. Um espetáculo cinematográfico terrivelmente hipnótico que retrata, com imagens fortes, toda a pompa (e a barbárie) do regime nazista.
TEMA
Totalitarismo; Militarismo; Nazismo; Propaganda nazista.
—
1) Após assistir ao filme e debate-lo, peça aos alunos que elaborem uma produção textual contendo os seguintes elementos:
a) o autor do filme;
b) o tema central;
c) a data de lançamento do filme no mercado;
d) se conhece ou já ouviu falar de filmes que abordam o mesmo assunto;
e) um pequeno resumo do filme, com comentários sobre as principais personagens, descrevendo suas principais características;
f) a descrição de uma cena ou personagem que chamou sua atenção especial;
g) o que sabe sobre o contexto internacional da época? O filme tem alguma relação com a época em que foi produzido?
2) Peça para os alunos selecionarem uma cena, ou diálogo do filme onde a ideologia nazista é evidenciada.
3) Apresente aos alunos alguns cartazes produzidos pela máquina de propaganda nazista:
Ilustração 1 – Ele é o culpado da guerra!
O cartaz acima retrata judeus envolvidos em uma fictícia conspiração para provocar a guerra. O judeu estereotipado conspira nos bastidores para controlar as potências aliadas, representada pelos britânicos, americanos e soviéticos
Ilustração 2 – Não a corrupção. Vamos eleger os nacionalsocialistas de Hitler.
Nazistas sendo retratados como guardiões do povo. Aqui representado por um trabalhador industrial e um trabalhador agrícola.
Ilustração 3 – Foto de crianças alemãs com um livro didático anti-semita chamado Der Giftpilz (O cogumelo venenoso).
Esta fotografia foi utilizada em anúncios publicitários.
– A partir dessa pequena amostra de cartazes e da fotografia, peça para os alunos debaterem entre eles procurando responder:
a) Como a propaganda foi utilizada para exaltar os chamados “verdadeiros alemães” e vitimar os judeus?
b) A divulgação de filmes, fotografias, comícios etc. pelos alemães tinha uma importante função na lógica nazista. Aponte qual era essa função e descreva o papel de Goebbels nesse contexto.
4) Leia os textos:
“A propaganda política busca imbuir o povo, como um todo, com uma doutrina… A propaganda para o público em geral funciona a partir do ponto de vista de uma idéia, e o prepara para quando da vitória daquela opinião”. (Adolf Hitler, Mein Kampf, .)
“A referência básica da propaganda é a sedução, elemento de ordem emocional de grande eficácia na conquista de adesões políticas. Em qualquer regime, a propaganda é estratégica para o exercício do poder, mas adquire uma força muito maior naqueles em que o Estado, graças à censura ou monopólio dos meios de comunicação, exerce rigoroso controle sobre o conteúdo das mensagens, procurando bloquear toda atividade espontânea ou contrária à ideologia oficial.” (Wagner Pinheiro Pereira, Cinema e propaganda política no fascismo, nazismo, salazarismo e franquismo. in: História: Questões & Debates, Curitiba, n. 38, 2003. Editora UFPR)
– Após a leitura dos 2 textos acima e a partir das discussões sobre o filme, peça aos alunos para responderem as seguintes indagações:
a) De que maneira Hitler defendia o uso de propaganda política para disseminar seu ideal de Nacional Socialismo?
b) Qual a importância do cinema nesse processo?
c) Leni Riefenstahl conseguiu atingir esse propósito com o filme “O Triunfo da Vontade”?
– Para o trabalho com turmas do Ensino Médio, é interessante que o professor utilize como texto de apoio: “CINEMA E PROPAGANDA POLÍTICA NO FASCISMO, NAZISMO, SALAZARISMO E FRANQUISMO” de Wagner Pinheiro Pereira. O mesmo encontra-se disponível em http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia/article/viewArticle/2716.
Muito bom