Profª Ms. Cintia M. S. Palma
(The Pursuit of Happyness)
Gênero: Drama
Duração: 117 min
Lançamento: 2006
País: EUA
FICHA TÉCNICA
Direção: Gabriele Muccino
Roteiro: Steve Conrad
Produção: Todd Black, Jason Blumenthal, James Lassiter, Will Smith, Steve Tisch e Teddy Zee
Fotografia: Phedon Papamichael
Música: Andrea Guerra
Edição: Hughes Winborne
Figurino: Sharen Davis
Estúdio: Columbia Pictures Corporation / Relativity Media / Escape Artists / Overbrook Entertainment
Distribuidora: Sony Pictures Entertainment / Columbia Pictures
ELENCO
Will Smith (Chris Gardner)
Jaden Smith (Christopher)
Thandie Newton (Linda)
Brian Howe (Jay Twistle)
James Karen (Martin Frohm)
Dan Castellaneta (Alan Frakesh)
Kurt Fuller (Walter Ribbon)
Takayo Fischer (Sra. Chu)
Domenic Bove (Tim Ribbons)
Scott Klace (Tim Brophy)
SINOPSE
Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Ele consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe remuneração pelos serviços prestados, porém, persiste, pois acredita que poderá ser futuramente contratado. No entanto, seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, e pai e filho acabam despejados, passando a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a chama da esperança acesa e acreditando, assim, que dias melhores estão por vir.
TEMA
Comprometimento; Esperança;
PREMIAÇÕES
Oscar 2007
Indicação
Melhor Ator – Will Smith
Globo de Ouro 2007
Indicações
Melhor Ator – Drama – Will Smith
Melhor Canção Original – “A Father’s Way”
MTV Movie Awards
Ganhou
Melhor Revelação – Jaden Smith
Indicação
Melhor Performance – Will Smith
CURIOSIDADES
– O título original contém a grafia incorreta da palavra happiness, substituindo a letra I por Y; este erro foi intencional, sendo uma referência a uma cena importante do filme.
– Jaden Smith, que faz o papel de Christopher, é filho de Will Smith na vida real, com a atriz Jada Pinkett Smith.
– O diretor italiano Gabriele Muccino foi indicação de Will Smith, que havia assistido O último beijo (2001) e Ricordati di me (2003) a havia gostado muito.
– Este é o 1º de 2 filmes em que o diretor Gabriele Muccino e o ator Will Smith trabalham juntos. O posterior foi Sete Vidas (2008);
– Foram contratados como extras para as filmagens pessoas que realmente moravam nas ruas;
– O verdadeiro Chris Gardner e seu filho são vistos em uma pequena ponta no fim do filme, cruzando o caminho de Will Smith e Jaden Smith.
Filme muito bom!!! Adorei quando assisti pois Chris Gardner ensina a ser perseverante, acreditar onde se quer chegar e jamais desanimar.
A mensagem que passa é linda, pois diante de tantas dificuldades da vida, Chris consegue superar, sempre levando seu filho para onde fosse, ensinando-o como alcançar suas metas.
Aline Aparecida
O filme mostra a luta de um pai para sustentar seu filho, mesmo com todas as dificudades financeiras, o abandono de sua mulher, tendo que criar o filho sozinho. Mas não é por isso que o impede de correr atrás do seu sonho e manter um grande carinho com seu filho, assim o pai vai passando os grandes valores da vida, e suas valiosas lições, o filho depositando toda confiança no pai, mesmo tendo que passar por noites em banheiro de estação de metro, ate abrigos. Inúmeros obstáculos aparecem, mas a força de vontade de Gardner é muito maior.
Janilson Jose de Gois
Janilson
Adoro esse filme! :o)
Maravilhoso!
Este filme nada mais é que uma lição de vida, para as pessoas que desistem fácil das coisas, temos que persistir por aquilo que queremos e acreditamos. O filme fala de um pai que tem que cuidar de seu filho de 5 anos sozinho, pois a mãe decide ir embora com as dificuldades que eles passam, ela não aguenta e decide partir. A partir daí ele começa a cuidar dele só, e com as dificuldades que passam, são despejados tendo que morar na rua, o dia que eles não conseguem abrigo, vão dormir num banheiro.
Nessa hora que percebemos que independente das dificuldades, pai que é pai sempre carrega seu filho, mostrando como é a vida.
Depois de todo aquele caminho percorrido, e obstáculos alcançados ele consegue chegar ao seu objetivo, ter sucesso na sua vida profissional.
Adoro esse filme, me emociona sempre!
Vivian Carminati
Vivi
Adorei o comentário! :o)
Olá Prof Cintia!
Adorei o filme “A Procura da Felicidade”, pois ele se identifica na vida de muitas pessoas que estão passando por grandes dificuldades financeiras e amorosas. E mostra que devemos procurar ser felizes e buscarmos o melhor para nossas vidas mesmo não tendo o apoio das pessoas que amamos.
Viviane
Amo esse filme! :o)
Bjos
O filme “A Procura da Felicidade” é surpreende, pois mostra que as dificuldades, sejam elas financeiras ou não, podem ser superadas, basta você ter objetivos. E é exatamente isso que o ator Will Smith demonstra nas cenas do filme, mesmo não conseguindo manter a família unida, o amor incondicional pelo seu filho fez com esse se sujeitasse a diversas situações para criá-lo, como, por exemplo, dormir em abrigos, estações de trem, enfim, foi obrigado a viver essa “fase” angustiante para acreditar que a vida iria lhe retribuir com a vitória e com o sucesso.
Achei a história emocionante, porque Chris Gardner soube vencer os obstáculos e educar seu filho independente de qualquer coisa. Esse filme é uma verdadeira lição de vida, pois nos deixa claro que, se quisermos chegar a algum lugar, ou conseguir algo, precisamos ao nos deparar com as barreiras, transpo-las, vencer, somente assim saberemos encontrar o valor das coisas.
Bruna Pereira Lima
Bruna
Transpor barreiras, vencer! Eis a questão!
Bjos
Tive como aprendizado na minha vida profissional e pessoal o conceito desse filme, devido a tanta força de vontade e persistência que é mostrado nele e que isso pode fazer toda a diferença em nossas vidas. Essas duas atitudes, quando são tomadas, fazem com que a gente enxergue o mundo de uma forma mais esperançosa, fazendo com que a motivação seja o principal sentimento.
Mayara Capelari
Mayara
Força de vontade e persistência! Sempre!
Bjos
Esse filme é uma lição de vida, ele nos ensina a acreditar e não desistir. Que é preciso ter força e perseverança. Uma das lições de vida que ele nos da é não deixar ninguém, nem mesmo pessoas que mais amamos, nos limitar, nos impedir de seguir os nossos sonhos……
Juliana Alves de Sousa Magalhães
Juliana
Quem me indicou esse filme foi o Prof. Paulo, da UMC. Realmente, é impossível ser a mesma pessoa depois de uma lição de vida como essa!
Bjos
Olá professora Cintia!
Este sim é um filme extremamente motivante,nos dá uma injeção de perseverança!E nos faz pensar que os obstáculos da vida são apenas detalhes a serem superados para aqueles que encontram esperança mesmo na pior das situações!
Adorei o blog! PARABÉNS UMA ÓTIMA INICIATIVA!
Daiana Costa (Engenharia Civil)
Bjos