Profª Cintia M. S. Palma
(Braveheart)
Gênero: Épico/Drama Histórico
Duração: 177 min
Lançamento: 1995
País: EUA
FICHA TÉCNICA
Direção: Mel Gibson
Roteiro: Randall Wallace
Produção: Bruce Dave, Mel Gibson e Alan Ladd Jr.
Fotografia: John Toll
Música: James Horner
Edição: Steven Rosenblum
Direção de arte: Ken Court, Nathan Crowley, John Lucas e Ned McLoughlin
Figurino: Charles Knode
Efeitos especiais:The Computer Film Company / R/Greenberg Associates West, Inc.
Estúdio: 20th Century Fox / Paramount Pictures / Icon Entertainment International
Distribuidora: 20th Century Fox Film Corporation / Paramount Pictures
ELENCO
Mel Gibson …. William Wallace
Patrick McGoohan …. Rei Eduardo I de Inglaterra
Catherine McCormack …. Murron MacClannough
Sophie Marceau …. Princesa Isabel de França
Angus Macfadyen …. Robert de Bruce
Brian Cox …. Argyle Wallace
Gerda Stevenson …. Tia MacClannough
Peter Hanly …. Edward, Príncipe de Gales
SINOPSE
No século XIII, rebeldes escoceses lutavam contra o domínio do rei inglês Eduardo I, e uma figura destaca-se: William Wallace (Mel Gibson). Após a morte de sua mulher em sua noite de núpcias, Wallace lidera um exército de camponeses com o intuito de lutar pela soberania da Escócia, iniciando uma violenta luta pela liberdade.
TEMA
Povos bárbaros; Libertação da escócia; mentalidade e costumes medievais;
.
PREMIAÇÕES
OSCAR 1996
– Melhor Filme
– Melhor Diretor
– Melhor Fotografia
– Melhor Maquiagem
– Melhores Efeitos Sonoros
GLOBO DE OURO 1996
– Melhor Diretor
BAFTA 1996
– Melhor fotografia
– Melhor som
– Melhor vestuário
.
CURIOSIDADES
– Um dos aspectos mais bem sucedidos deste filme é constituído pelas cenas de batalha extraordinariamente bem sincronizadas e organizadas, envolvendo milhares de figurantes, embora com algumas falhas.
– Muitas das cenas de batalha tiveram que ser refeitas porque os figurantes estavam usando óculos escuros ou relógios de pulso.
– O nome da esposa de Wallace na vida real era Marian, mas ele foi trocado no filme para evitar confusão com a personagem do filme Robin Hood: Prince of Thieves, que tinha o mesmo nome.
– Membros da família Wallace na vida real participaram das filmagens como figurantes, e o diretor Mel Gibson ficou com eles durante o período das filmagens para aprender mais sobre sua história.
– Apesar de Gibson ter “americanizado” a figura histórica de Wallace atribuindo-lhe diálogos absolutamente impensáveis para a época medieval, o filme caiu nas boas graças do público e especialmente dos críticos.
– Durante o filme, em algumas cenas, aparecem gaitas de fole escocesas (Great Highland Bagpipes), porém o som que é escutado é o som da gaita de fole irlandesa (Uilleann Pipes). Toda a trilha sonora também é produzida com a Uilleann Pipe, embora o filme se passe na Escócia.
– Há a insinuação de que Wallace e a Princesa Isabelle tiveram um relacionamento amoroso, e que o filho dela (que futuramente seria o Rei Eduardo III) seria filho de Wallace, e não do Príncipe de Gales. No entanto, seria impossível que isso tivesse acontecido, pois Isabelle só entrou na família real britânica em 1308, três anos depois de Wallace ter sido morto, em 1305, de modo que os dois jamais se conheceram.
– No filme, o Rei Eduardo I estava muito doente, à beira da morte, ao mesmo tempo em que Wallace era executado em praça pública. Na verdade, Eduardo I morreu somente em 1307, ou seja, dois anos após a execução de Wallace.
O filme retrata a figura histórica de William Wallace (Mel Gibson), Após percorrer o mundo, Wallace volta à Escócia, sua terra natal onde se apaixona por uma camponesa, com a morte de sua amada pelo senhor feudal inglês, ele decide se vingar por sua amada e se torna um guerreiro e patriota escocês (final do século XIII) assumindo o comando de um pequeno exército de camponeses com o intuito de lutar pela soberania da Escócia.No final é executado em praça pública. Lindo filme que demonstra a luta dos camponeses para se libertar da tirania inglesa no século XIII.
Emidio Marcelo da Costa Lima
Emidio, gosto muito desse filme!!!
Obrigada pelos comentários, abraços, Profa. Cintia Palma
Esse e filme e muito bom eu não tinha achado no BLOG mais agora achei rsrsrssrsr nunca devemos desistir de nossos sonhos nuncaaaaaaaaaa.
Abraços…. Mendson
Esse e filme e muito bom! Eu não tinha achado no BLOG, mas agora achei rsrsrssrsr
Nunca devemos desistir de nossos sonhos, nuncaaaaaaaaaa.
Mendson Pereira Neves
abraços….