Profa. Mariana A. Costa
(No man’s land)
Gênero: Drama
Duração: 93 minutos
Lançamento: 2001
Produção: Bélgica, Bósnia, França, Itália e Inglaterra
Classificação etária: 14 anos
FICHA TÉCNICA
Direção e roteiro: Danis Tanovic
Produção: Frederique Dumas-Zajdela, Marc Baschet, Cedomir Kolar
Direção de fotografia: Walter van den Ende
Montagen: Francesca Calvelli
Elenco
Branko Djuric – Chiki
Rene Bitorajac – Nino
Filip Sovagovic – Cera
Simon Callow – Soft
Katrin Cartlidge – Jane
SINOPSE
Em meio ao conflito nos Bálcãs, dois soldados feridos, um bósnio e outro sérvio, encontram-se entrincheirados entra as linhas inimigas. Um terceiro soldado, um bósnio precisa manter-se imóvel pois seu corpo encontra-se sobre uma mina que pode explodir a qualquer momento. Enquanto os soldados discutem entre si sobre o que fazer, representantes das Nações Unidas e das TVs internacionais tomam parte, tentando achar uma solução em benefício próprio. O filme explora o absurdo e a futilidade da guerra.
TEMA
Conflito no Bálcãs; Ética e Pluralidade Cultural (respeito mútuo, repúdio à discriminação baseada em diferenças étnicas, religiosas e culturais)
CURIOSIDADES
– O filme é a primeira obra de ficção de Danis Tonovic, conhecido como documentarista em seu país de origem, a antiga Iugoslávia.
– Durante a guerra, Tonovic filmou mais de 300 horas de material para o arquivo do exército bósnio e realizou documentários como Portraits d’Artistes pendant la Guerre, sobre a vida dos artistas durante o cerco de Sarajevo.
– Os prazos de realização de Terra de Ninguém são inimagináveis para o cinema: foi escrito em 14 dias, filmado em 26 e montado em 12. Estima-se como prazo médio no cinema, de três a quatro meses para a confecção do roteiro e de 40 a 60 dias para as filmagens. Alguns filmes demoram mais de um ano para serem montados.