“[…] os compêndios de História começam e acabam, mas outro tanto não acontece com os fenômenos que nele são registrados.”
(R. G. Collingwood)
A PRÉ-HISTÓRIA, de acordo com a periodização clássica, vem desde o aparecimento do homem até a invenção da escrita (evento que marca o começo dos tempos históricos registrados), no século IV a. C. (aproximadamente 4.000 a. C.).
Como se trata de um período histórico que antecede o aparecimento da escrita, é reconstituído e estudado por meio da antropologia, da arqueologia e da paleontologia, uma vez que seu estudo depende do trabalho de arqueólogos ou antropólogos, que analisam restos humanos e utensílios preservados para determinar o que acontecia.
Divisão da Pré-História:
Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (500.000 a 18.000 a. C.)
Mesolítico ou Idade da Pedra Intermediária (20.000 a 10.000 a. C.)
Neolítico ou Idade da Pedra Polida (10.000 a 6.000 a. C.)
Idade dos Metais (5000 a 4000 a. C.)
Essas datas são úteis do ponto de vista didático, mas, também são eurocêntricas ao extremo. Para se trabalhar com essa periodização, o professor deve problematizar os “marcos históricos” junto aos alunos e aproveitar para debater sobre o assunto. Por que do termo Pré-História? Será que existe uma anterioridade à História? Ou seria anterioridade á escrita? O que o termo Pré-História pode nos dizer sobre o grau de importância da escrita para a sociedade ocidental?
Esperamos que gostem das indicações!
Abraços,
Profa. Mariana A. Costa e Profa. Cintia M. S. Palma
ALGUNS TEMAS DA PRÉ-HISTÓRIA:
Descoberta do Fogo; Pinturas rupestres; Nomadismo; Descoberta da agricultura; Sedentarismo; Descoberta dos metais;