Profª Cintia M. S. Palma
(Luther)
Gênero: Drama, Histórico, Biográfico
Duração: 112 minutos
Lançamento: 2003
País: Alemanha, Estados Unidos
Classificação etária: 14 anos
FICHA TÉCNICA
Direção: Eric Till
Roteiro: Camille Thomasson, Bart Gavigan
Edição: Clive Barrett
Produção: Brigitte Rochow, Christian Stehr, Alexander Thies
Música original: Richard Harvey
Fotografia: Robert Fraisse
ELENCO
Joseph Fiennes– Lutero
Alfred Molina– Johann Tetzel
Bruno Ganz – Johann von Staupitz
Uwe Ochsenknecht – Leo X
Jochen Horst – Prof. Andreas Karlstadt
Peter Ustinov – Friedrich
SINOPSE
Cinebiografia de Martinho Lutero, padre que no século XVI esteve à frente da histórica “Reforma Protestante”. Atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época, publica suas 95 teses, lutando contra a hipocrisia e corrupção na Igreja.
.
TEMA
Reforma Protestante; Martinho Lutero.
.
CURIOSIDADES
– Último filme para o cinema de Peter Ustinov.
– Foram construídos mais de 100 sets de filmagens para Lutero.
– Stephan Schwartz dublou a voz de Martim Lutero na versão alemã do filme.
– O orçamento de Lutero foi de 21 milhões de euros.
No filme “Lutero”, a corrupção que acontece na igreja católica chamou a atenção de Martinho Lutero, fazendo com que ele enfrentasse todas as autoridades relacionadas a igreja, originando muitas intrigas e revoltas. Um filme muito interessante, onde faz você pensar que não sabe tudo sobre a igreja católica. Motivando cada vez mais a pesquisar sobre esse mundo “escuro” da igreja.
Daniela Toso
Daniela,
Realmente é um período conturbado da igreja… Precisamos discutir sempre para que mesmo nos nossos dias, não ocorram episódios semelhantes… Líderes agindo de má fé a partir da inocência do povo!
Bjos, Cintia
É sem dúvida uma das maiores biografias e exemplo de coragem e determinação, pois ao defender suas idéias, abdica de “tudo” e ainda sofre inúmeras perseguições.
Em uma época onde a palavra da igreja era lei e o papa tinha enorme influência, só alguém com muita coragem e determinação para se opor aos abusos praticados… Sem entrar no mérito individual da questão, o fato dele ter traduzido a bíblia, publicar suas 95 teses, enfrentar os poderosos e defender os mais humildes, já mostra como foi grande sua contribuição para todos nós.
Claro que houve abusos por parte de alguns seguidores seus, mas nada comparado ao que a igreja tinha praticado (e praticou).
Na minha opinião, há porém hoje em dia uma “herança maldita” que é algo lamentável para os cristãos em geral, a proliferação de “igrejas”, sendo que muitas delas servindo a interesses de aproveitadores e salafrários que usam e abusam da ignorância do povo para proveito próprio.
Para quem acredita em um Deus onipotente, onipresente e onisciente, o que será que ele pensa ao olhar para o nosso mundo?
Luis Gustavo.
Luis Gustavo
Sem dúvida Lutero revolucionou uma época, enfrentando a igreja católica. Porém, ele, como qualquer ser humano, teve suas falhas. O interessante é observar o filme de fora… pois, em sua maioria, os filmes apresentam em suas teses mocinhos e bandidos, heróis e vilões… É só observar o filme “1492 – A conquista do paraíso” que apresenta Colombo como um verdadeiro herói.
Vamos conversando… Bjos.
Muito mais provocante e polêmico do que qualquer outra biografia, LUTERO é uma super-produção recheada de ação que retrata um dos períodos mais revolucionários e conturbados da história da humanidade! O período em que a Idade Média cedeu ao poder das convicções de um homem que mudou o mundo, Martinho Lutero!
Após quase ser atingido por um raio, Martinho Lutero acreditou ter recebido um chamado e se juntou ao Monastério. Ainda jovem e admirado, logo se vê atormentado pelas práticas da Igreja Católica da época. As tensões se intensificam quando prega suas 95 teses na porta da Igreja. Obrigado a se redimir publicamente, se recusa a negar os seus escritos até que a Igreja Católica consiga provar que suas palavras contradizem a Bíblia. Preso e excomungado, foge. Mesmo vivendo como um criminoso numa aventura emocionante, mantém sua fé e luta para que todas as pessoas tenham acesso a Deus.
O filme retrata o racha que existiu dentro da igreja que na época da inquisição a igreja católica apostólica romana, cobrava dos seus fieis indulgencias e Matinho Lutero que era pertencente da igreja como Monge Beneditino, no entanto contrário os abusos como as vendas de perdão.
Após esse período foram fundadas várias outras igrejas como a igreja Lutera e igreja Calvinista.
Luiz
Amei seu comentário! Obrigada! Bjos