“[…] os compêndios de História começam e acabam, mas outro tanto não acontece com os fenômenos que nele são registrados.”
(R. G. Collingwood)
A IDADE CONTEMPORÂNEA, de acordo com a periodização clássica da História, vem desde o final do século XVIII até os dias de hoje e é basicamente marcada, pelo desenvolvimento e consolidação do regime capitalista no ocidente e pelas disputas das grandes potências por territórios, matérias-primas e mercados consumidores.
O “marco” da passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea é o dia 14 de julho de 1789, a data da “Queda da Bastilha”, que representa a data oficial da Revolução Francesa.
Essas datas são úteis do ponto de vista didático, mas, também são eurocêntricas ao extremo. Para se trabalhar com essa periodização, o professor deve problematizar os “marcos históricos” junto aos alunos e aproveitar para debater sobre o assunto. Por que a Id. Contemporânea começa com a Revolução Francesa e não com a Revolução industrial? Ou, por que a Id. Contemporânea não começa em 1914, com o início da 1ª Guerra Mundial?
Neste espaço vamos selecionar filmes que abordem o período de 1789 em diante, esperamos que gostem das indicações e aguardamos sugestões!
Abraços,
Profa. Mariana A. Costa e Profa. Cintia M. S. Palma
ALGUNS TEMAS DA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA:
Revolução Francesa; Guerras Napoleônicas; Unificação da Itália; Unificação da Alemanha; Primeira Guerra Mundial; Revolução Russa; Crise de 1929; Modernismo; Comunismo; Fascismo; Nazismo; Segunda Guerra Mundial; Descolonização da África; Guerra Fria;