CINEMA & EDUCAÇÃO

Dedicado a professores, alunos e amantes da 7ª Arte…

O projeto

 

“tal como a palavra escrita, a imagem precisa ser decifrada e compreendida, para dela melhor se retirar toda mensagem, para melhor usufruirmos seu prazer […] E, por tanto, urgente exercitar os professores, como também os jovens, nossos estudantes, no seu manuseio.”

(Inês A. C. Teixeira e José S. M. Lopes – A escola vai ao cinema)

 

 

Quanto mais conhecemos a história do cinema, mais nos fascinamos. Sua linguagem, há mais de cem anos oferece inúmeras possibilidades de filmes, estilos, temas e estéticas. No entanto, apesar de o cinema ter um grande potencial didático a ser explorado, este não vem sendo usado de forma analítica nas salas de aula brasileiras. O cinema, nas escolas do Brasil, muitas vezes não é entendido como fonte de conhecimento, como documento capaz de suscitar questionamentos e reflexões, sendo considerado apenas como recurso de ilustração, como atividade de entretenimento.

Para além da ilustração, de acordo com Marcos Napolitano (2009), o trabalho com o cinema em situações escolares pode suscitar algumas abordagens básicas: pode ser um “texto” gerador de debates, articulados a temas previamente escolhidos pelo professor, ou “pode ser visto como um documento em si”, analisado e discutido como “um produto cultural e estético que veicula valores, conceitos, atitudes e representações sobre a sociedade, a ciência, a política e a história”.

 

Este tema vem nos chamando a atenção desde 2008, quando, na Universidade de Mogi das Cruzes, participamos do projeto Cinema em Foco¹ e percebemos a importância da utilização do filme, não só como um instrumento que amplia o universo cultural do aluno, mas como recurso que instiga o aluno-espectador a fazer uma leitura mais crítica do mundo. Assim, entre 2009 e 2010, sob a orientação da Professora Ms. Cíntia Mara de Souza Palma, realizamos uma pesquisa de Iniciação Científica intitulada O Cinema na sala de aula: avanços e retrocessos, onde nos propusemos a fazer um levantamento da produção bibliográfica sobre o tema.

A partir dos resultados obtidos em nossa pesquisa propusemos o projeto educativo “CINEMA EM FOCO vai à escola”, utilizando como referencial as prescrições de Marcos Napolitano e Rosália Duarte. Elaborado com o intuito de contribuir com a implementação prática do uso do cinema na sala de aula, assim como com o ensino de História, o projeto aspira sensibilizar e capacitar professores de escolas públicas estaduais de São Paulo e estudantes do curso de História da UMC. Previsto para ser realizado neste semestre 1º semestre de 2011 na Universidade de Mogi das Cruzes – Campus Lapa, o projeto “CINEMA EM FOCO vai à escola” envolve estudantes do curso de História da UMC, professores da rede pública e privada e alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de São Paulo.

Durante a elaboração do projeto, em nossos encontros com nossa orientadora, Profa. Cíntia, surgiram as primeiras ideias no sentido da construção de um blog destinado a professores que estivessem interessados no uso do cinema na sala de aula como ferramenta pedagógica capaz de suscitar questionamentos e reflexões, e desde o período, temos produzido materiais para uso do professor, como fichas técnicas de filmes, sugestões de atividades, sugestões de leituras etc.

Entre os dias 9 e 10 de setembro de 2010, apresentamos o trabalho no XIII Congresso de Iniciação científica da Universidade de Mogi das Cruzes e fomos agraciados com o prêmio de Melhor Trabalho da Sessão E, o que nos incentivou ainda mais a realizar o blog CINEMA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO.

 

 

Esperamos contribuir assim com o uso do cinema nas salas de aulas brasileiras e aguardamos indicações de filmes, assim como sugestões de atividades.

 

Profª. Mariana Andrade da Costa.


 

O Cinema em Foco¹ é um projeto realizado desde 2006 na Universidade de Mogi das Cruzes – Campus Lapa, sob a coordenação da profª. Cintia M. S. Palma, com o objetivo de exibir filmes, seguidos por um debate, com o intuito de provocar a reflexão sobre problemas da sociedade e seus diferentes espaços e tempos.

(ver mais sobre o assunto em: http://cinemaemfocoumc.wordpress.com/)

3 comentários em “O projeto

  1. Marcos Natureba
    24 de novembro de 2018

    Ótimas as análises, fiquei encantado com as possibilidades propostas, visão moderna e realista desta arte que amo e ensinei minha família a amar somos uma família de cinéfilos e estamos sempre procurando títulos interessantes e com contexto relevante ao desenvolvimento do ser, parabéns!

  2. Paula Boyer
    13 de junho de 2022

    Hi nice reading your ppost

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: